07 dezembro 2010

Pedro e o Lobo



Durante o 4°bimestre trabalhei com os meus alunos do 5° ano (A e B), a orquestra e seus naipes de instrumentos. Pesquisamos e aprendemos sobre os diferentes tipos de timbres que existem, aprendemos a apreciar músicas eruditas, a entender o funcionamento da orquestra e encerramos o trabalho apresentado a história de Pedro e o Lobo.

Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música. Foi composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos da Orquestra. Cada personagem da história é representado por um instrumento da orquestra.

São eles: Pedro, representado pelas cordas: Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, o Avô de Pedro, representado pelo Fagote, o passarinho, pela Flauta Transversal, em um registro bem agudo, o pato, representado pelo Oboé, o gato pela Clarineta, em um registro bem grave, os tiros dos caçadores pelos tímpanos e o Lobo representado pela Trompa.

Na história Pedro resolve caçar o lobo, desobedecendo a ordem do Avô de ficar em casa, no meio do caminho, o gato, o passarinho e a pata resolvem acompanhá-lo. Eles encontram o Lobo, e patinha não escapa de ser engolida, Pedro e seus amigos resolvem amarrar o rabo do Lobo na árvore e quando estão quase conseguindo chegam os caçadores e levam o lobo preso.

E a patinha que todos achavam estar morta, na realidade estava escondida dentro do tronco oco de uma árvore.

A apresentação foi linda! Os alunos estavam muito empenhados.

Objetivos: Levar o aluno a conhecer a orquestra e seus naipes de instrumentos: Cordas, Sopro: Metal e Madeira e Percussão. Desenvolver o ouvido apurado na percepção de diferentes timbres, aprimorando sua expressão corporal e coordenação rítmica através da combinação do movimento e som. Aproximar o aluno da música erudita, trazendo significado através de uma escuta ativa. Trabalhar a desinibição, a socialização e expressão corporal e de sentimentos melhorar a postura através do teatro. Melhorar a dicção, a impostação vocal, e a interpretação de texto através da narração da história.

Como eu trabalhei: Os alunos primeiramente foram apresentados a orquestra, seu funcionamento, os naipes de instrumentos: Cordas, Sopro Madeira, Sopro Metal e Percussão. Em seguida fizeram jogos com os nomes e os timbres de instrumentos, familiarizando-se com o som de cada um. Fiz um bingo com os instrumentos, onde eles ao ouvirem o timbre de determinado instrumento deveriam preencher suas cartelas. Assistiram a um vídeo explicando o que é a Orquestra e como ela funciona. Utilizei também o livro Orquestra: Timtim, por timtim, e por fim assistimos em desenho animado: Pedro e o Lobo - Disney.

Depois desta etapa passamos a estudar a história, e a iniciamos o processo de ensaio transformando-a em peça, e os próprios alunos escolheram o que desejavam fazer: atuar, narrar, preparar o cenário, preparar o figurino ou cuidar da sonorização.

Como não tinhamos instrumentos de verdade, imprimi o desenho de cada instrumento em uma folha, pintamos bem bonito, colei em papel cartão e protegemos com contact. E a orquestra era representada pelos alunos com o cartaz do instrumento.

(você pode conferir nas fotos acima)

Neste link você pode fazer o download da narração que utilizei com os meus alunos:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_ShUPGLRfyqMjEyOTFiYzktYTYzMi00ZjM3LTg4MDMtMWU3ZjU5ZTA3MDBm&hl=pt_BR&authkey=CIC8xsoL

Nestes links você pode fazer o download dos trechos com o tema musical de cada personagem da história:
https://docs.google.com/leaf?id=0B_ShUPGLRfyqZWNmZjFmYTMtNmIyZS00MzVjLTlkZTYtZWY5NmQxZDBlN2Fl&hl=pt_BR&authkey=CLKjxfgC
https://docs.google.com/leaf?id=0B_ShUPGLRfyqYzAzMTYzYzEtMWJjMS00YmZjLTk0Y2YtNzljODY4OGM4YTMx&hl=pt_BR&authkey=CN38u88I
https://docs.google.com/leaf?id=0B_ShUPGLRfyqYWZhYjY2ZDAtNGE1Ni00ZjZhLWFlOWQtNTE1NDYwZGFmMTQ3&hl=pt_BR&authkey=CO6xm4UO
https://docs.google.com/leaf?id=0B_ShUPGLRfyqMTc4NTk5NjctYzRjYS00YTA2LWEwYmEtMzU3MmNlYTU4ZGIz&hl=pt_BR&authkey=CO-4nrgH
https://docs.google.com/leaf?id=0B_ShUPGLRfyqZjllMjQzZTQtNjYwMS00YzkyLTk1ZjItZGYzZTdhNjk5NGE4&hl=pt_BR&authkey=CPPj1L4B
https://docs.google.com/leaf?id=0B_ShUPGLRfyqZGIwMTkxMWMtNTkyNC00MjczLTgzNDktYjEyMzg0ZmM4YzY0&hl=pt_BR&authkey=CLXa2JsE
https://docs.google.com/leaf?id=0B_ShUPGLRfyqYTk3OWVkNzctM2ZhNC00NmVhLWE0ZjYtOWEwZTljZTRjMzZj&hl=pt_BR&authkey=CJTDnJQG

Tenho também disponível as demais faixas se desejar é só solicitar via email que eu envio.

Deu super certo com os meus alunos, eles adoraram aprender assim, e como apresentamos as demais turmas: Ed. Infantil, 1°, 2°, 3° e 4° anos, todas as demais salas acabaram tendo uma aula de música super divertida e aprendendo junto com eles também.


Beijos, Dâ.

2 comentários:

Unknown disse...

ameeii!!! pode me passar as musicas da historia? dieine.taise@hotmail.com sou professora de musicalização adorei seu blog! super criativo! parabéns!

Unknown disse...

Adoreei!!! amei seu blog.. pode me passar as musicas da história? dieine.taie@hotmail.com olha, parabéns pelo blog!!!!

Postagens mais acessadas

Visualizações de páginas da semana passada