22 maio 2010

Método Kodály

O objetivo do método de educação musical de Kodály é ensinar o espírito do canto a todas as pessoas, além da alfabetização musical para todos, trazendo a música para o cotidiano, nos lares e nas atividades de lazer, de modo a formar público para a música de concerto. Kodály está interessado em proporcionar enriquecimento da vida de maneira criativa e humanizada, por intermédio da música. Para ele, proporcionar a alfabetização musical para todos é o primeiro passo em direção a esse ideal. O desenvolvimento curricular inclui leitura e escrita da música, treinamento auditivo, rítmica, canto e percepção musical. A consciência e o sentido rítmico são desenvolvidos nas crianças por meio de movimentos e jogos, que auxiliam no reconhecimento e na compreensão sensorial dos métodos rítmicos, tanto oral quanto visualmente.

O ritmo não é ensinado separadamente da melodia, a experiência de vivenciar a melodia é tão estruturada quanto a do ritmo.

O canto é baseado em modelos melódicos simples, que as crianças podem cantar. Kodály incentiva o uso de cantos folclóricos.
O intervalo mais mais adequado as crianças, e acordo com Kodály, é a terça menor descendente.


O método de Kodály, baseia-se no canto em grupo e escala pentatônica menor; expandindo-se mais tarde, chegando ao ponto em que as crianças tornam-se capazes de cantar e ler a primeira vista.

O método Kodály utiliza-se, também, da manossolfa, um sistema que alia sinais manuais às notas musicais, ajudando a criança a “ler” os sinais e transformá-los em sons.

O sistema de leitura rítmica adotado é o de Maurice Chevais, que designa os valores por diferentes sílabas: TÁ para a semínima e TITI para cada par de colcheias.

No Brasil, o sistema Kodály é difundido pela Sociedade Kodály do Brasil, em São Paulo, que oferece cursos regulares e de curta duração, e busca equivalências às constantes encontradas nas canções húngaras, no folclore brasileiro.
(Fonte: De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação / Marisa Trench de Oliveira Fonterrada.)



Utilizo este método em minhas aulas (Kodály).
Estou compartilhando abaixo alguns materiais práticos para que você coloque o método em prática.
Espero que ajude em seu trabalho ou ministério.

Abraços, Dâ.



Leitura ritmica e melódica


Leitura com desenhos. O mesmo desenho é utilizado para representar a semínima, o mesmo desenho ainda é reduzido e duplicado para representar duas colcheias, e uma parte do desenho para representar a pausa da semínima.

Ensina-se primeiramente a leitura ritmica. Depois trabalha-se com duas alturas (Mi e Sol)
Quando as crianças desenvolverem as leituras, substitui-se os desenhos pelos símbolos ritmicos da semínima, colcheia e pausa de semínima.
(Eu escolhi um gatinho. Você pode escolher qualquer desenho)


Abaixo os Links para baixar os cartazes ritmicos com desenhos:


Cartaz com Gatinhos Colcheias (pequeno)


Cartaz rítmico - Gatinho
http://docs.google.com/fileview?id=0B_URBgTJGZSBNTdhNWU4OGYtN2RiNC00MmVlLTlhYWYtYmNjOGEyZWQ4Mzhj&hl=en


2° Quando as crianças desenvolverem por completo a leitura, intruduzimos a as reais figuras ritmicas.



Cartaz ritmico
http://docs.google.com/leaf?id=0B_URBgTJGZSBMDgwZTMwMWMtMmE1Yy00NDBiLWIxNTQtOWJkYmY1ODRiNmFl&hl=en

Cartaz melódico
http://docs.google.com/leaf?id=0B_URBgTJGZSBZjM5MzYyYjItM2QxZC00MTAwLWFlNDktZmQzMTRhNDUxOTMw&hl=en

Manossolfa
http://picasaweb.google.com/damaris.navarro/Manossolfa#

4 comentários:

Rita de Cássia disse...

Oi, estava navegando na net quando encontrei seu blog. Fiquei encantada. Também sou professora de musicalização e amei as atividades sugeridas. parabéns. Gostaria de conhecer esse método que você cita. Se puder me responder ficarei grata. meu email é cassia_m23@hotmail,com

Rita Puerta disse...

Boa noite!!!
Estou me formando agora em Música licenciatura e gostei muito do seu blog. Encontrei muitas atividades que poderá ser útil para mim.Vou deixar meu e-mail caso queira entrar em contato. rcpuerta@gmail.com

disse...

Olá Ritas! rs

Obrigada pelo incentivo.
Via email respondi com mais detalhes.
Bjus

Watson Bulhões disse...

Sou professor de música e fiquei muito feliz em ver sua iniciativa em compartilhar todo este material. Parabéns pelo trabalho.

Ocorreu um erro neste gadget

Postagens mais acessadas

Visualizações de páginas da semana passada