21 outubro 2010

Ditado Ritmico e Melódico

5°ano - Leitura ritmica e melódica e composição coletiva
4°ano - Leitura ritmica e melódica e divisão de compasso

1 e 2°ano - Leitura ritmica e melódica

Oi galera!

Usando o método Kodály... (tem uma postagem com o método aqui no Blog) e depois de trabalhar bastante com a galerinha a leitura ritmica e melódica, usei os mesmo cartazes para fazer com eles um ditado ritmico.

Eu fiz o seguinte:

1° ano e 2° ano- Com os alunos do 1° ano, trabalhei a leitura ritmica com palmas, pés, depois com instrumentos da banda ritmica, e após ver que eles compreenderam bem, eu espalhei os cartazes no meio da roda, e eu cantava ou tocava os ritmos e eles deveriam pegar o cartaz correspondente. Para criar um nivel de dificuldade, nas aulas seguintes eles mesmos deveriam tocar e cantar para que os demais colegas pegassem o cartaz correspondente.
(foto acima)

3° ano - Fiz exatamente o mesmo que com o 1° e 2°ano, mas após isso transformei os cartazes em um Bingo ritmico. E ao ouvir a professora cantar ou tocar o ritmo correspondente eles iam completando a cartela.
(Vou ficar devendo a foto)

4° ano - Mesmo procedimento inicial, dos anos anteriores. Porém como nível de dificuldade eles deveriam completar o ditado dentro de compassos. Trabalhei variadas formulas de compasso: 4/4, 2/4, etc. E fomos revezando, dividi em grupos e cada grupo criava alguns compassos (assim eles tinham que trabalhar além da leitura a divisão de tempo dentro dos compassos, e respectivos valores) e ditar os compassos para os demais grupos.
(foto acima)

5° ano - Mesmo procedimento dos anos anteriores, porém fizemos o mesmo com a leitura melódica, e concluimos com uma composição coletiva, onde cada grupo criou alguns compassos que foram unidos aos demais grupos.
(foto acima)

Todas as turmas gostaram, passaram a ter prazer na leitura ritmica e melódica, e desenvolveram uma boa leitura.

Espero que minha idéia desperte a criatividade de vocês, compartilhem, assim eu incremento a minha.

Beijos, Dâ.

Um comentário:

Rita de Cássia Mello disse...

Essa aitividade é muito legal! Vou aplicá-la com meus alunos! Parabéns pela criatividade!!

Postagens mais acessadas

Visualizações de páginas da semana passada