14 dezembro 2010

Cursos de Pedagogia Musical para professores

1 - INICIAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO MUSICAL

Módulo I – Escuta musical e expressão corporal
Este curso tem por objetivos discutir um novo paradigma
filosófico possível para a educação musical amparado nas teorias da Complexidade e da Transdisciplinaridade; preparar o professor para atuar expressiva e criativamente frente às crianças; apresentar e discutir repertórios, procedimentos e recursos didáticos disponíveis para a educação musical e propiciar um espaço para a reflexão sobre a prática do professor. Como estratégias básicas serão propostas vivências práticas, leituras, discussões, e vídeos. 

DIRIGIDO A professores e estudantes de música e educação artística; professores de educação infantil e ensino fundamental; pais carinhosos e demais interessados em música e desenvolvimento humano.

CONTEÚDOS:
Temas Práticos:
  • Preparação auditiva e corporal do professor;
  • Atitudes de escuta: relaxamento, entrega, atenção, concentração;
  • Estorinhas para ouvir;
  • Escuta Musical Sensível;
  • O processo de escuta musical segundo Rolf Gelewski;
  • Jogos espaciais para conscientizar som e silêncio;
  • Jogos de escuta musical e locomoção expressiva;
  • Pesquisa do movimento expressivo: criações coletivas;
  • Percepção de frase,  forma e elementos da estrutura musical;
  • Percepção de parâmetros sonoros;
  • Trabalho do imaginário, da sensibilidade e da criatividade;
  • Atividades integrativas de escuta e expressão corporal.
Temas Teóricos
  • A Escuta musical como princípio gerador da educação musical;
  • Pensamento complexo como metáfora para compreender o processo da educação musical;
  • O ser humano multidimensional: corpo, razão e emoção na educação;
  • O corpo na educação musical;
  • Função social da música;
  • Em guarda contra a “concepção bancária “ da educação: visões de Paulo Freire.

DATAS E HORÁRIOS – 17 a 20 de janeiro (2ª a 5ª feira), das 9h00 as 13h00 (atividades práticas), das 14h30 as 18h30 (discussão de textos e atividades práticas)  e das 19h30 as 21h30 (assistência a vídeos e outras atividades relacionadas à temática do curso)

INVESTIMENTO $ 580,00
Formas de pagamento:
  • A vista no ato da inscrição: $ 540,00
  • Duas vezes de $ 290,00, uma no ato da inscrição e cheque para 30 dias

MATERIAL INCLUÍDO NO PREÇO: uma apostila, 2 CDs, xerox de textos a serem trabalhados, apresentações do Power Point.
PROFESSOR: Enny Parejo 

2 -  MUSICALIZAÇÃO PARA BEBÊS

Este curso tem por objetivos discutir conteúdos e procedimentos didáticos utilizáveis na sensibilização e estimulação musical de bebês; fundamentar a atividade de musicalização nessa faixa etária; preparar o professor para atuar expressivamente e “improvisar” nas situações inusitadas que se apresentam nas aulas com os pequenos; apresentar e discutir repertórios de canções, parlendas e ritmos interessantes para promover a imersão sensorial do bebê no mundo da música, e, sobretudo, abrir espaço para frutíferas trocas de experiências entre os participantes.
CONTEÚDOS
  • O bebê e a música: aspectos neurológicos e do desenvolvimento infantil – literatura especializada;
  • A atitude do professor: observação, interação e comunicação;
  • A estimulação do bebê: auditiva, visual, tátil e motora;
  • A importância do toque e da escuta da voz materna para o desenvolvimento afetivo do bebê;
  • Estratégias didáticas privilegiadas: canções para tocar o bebê, apresentação de instrumentos e fontes sonoras interessantes.
  • A preparação de mamães e babás para atuar musicalmente com o bebê.
DIRIGIDO A professores e estudantes de música; professores de educação infantil e creches; profissionais de berçário, pais carinhosos e demais interessados em música e desenvolvimento humano.

DATAS E HORÁRIOS
21, 22 e 23 de janeiro, 6ª feira, sábado e domingo, das 9h00 às 13h00

INVESTIMENTO: $ 200,00
Formas de pagamento:
  • A vista no ato da inscrição: $ 180,00
  • Duas vezes de $ 100,00,  uma no ato da inscrição e cheque para 30 dias

Carga horária total: 12 horas

MATERIAL INCLUÍDO: Apostila de textos, CD, apresentações do Power point

PROFESSOR: Enny Parejo

3 - INTRODUÇÃO À PRÁTICA INSTRUMENTAL  ORFF 

Este curso tem por objetivo discutir com os professores a aplicabilidade dos instrumentos de plaquetas  (xilofones e metalofones) no processo de musicalização, bem como introduzir sua prática elementar e a elaboração de pequenos arranjos para plaquetas e pequena percussão.

CONTEÚDOS
  • Atividades introdutórias de criatividade;
  • Técnica elementar de baquetas;
  • Técnica elementar dos instrumentos de plaquetas, manulação;
  • Estratégias iniciais da prática instrumental Orff: nota pedal, bordão, ostinato;
  • Encadeamentos IV, V, I para arranjar canções brasileiras;
  • Tessitura dos instrumentos;
  • Aplicabilidades do instrumental à aprendizagem da linguagem musical;
  • Modelos de improvisação.

DIRIGIDO A: professores e estudantes de música, educação artística; demais interessados com algum conhecimento de linguagem musical.

 DATAS E HORÁRIOS

21, 22, e 23 de janeiro, 6ª feira, sábado e domingo, das 15h00 as 19h00

INVESTIMENTO: $ 200,00
Formas de pagamento:
  • A vista no ato da inscrição: $ 180,00
  • Duas vezes de $ 100,00,  uma no ato da inscrição e cheque para 30 dias
Carga horária total: 12 horas

MATERIAL INCLUÍDO: apostila com textos e pequenos arranjos, apresentação do Power Point

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Postagens mais acessadas

Visualizações de páginas da semana passada