Jogos Musicais


Jogos com Bolas

1 - Bola que pausa (o nome foi dado por um dos meus alunos,rs)
Criação: Dâmaris Navarro

Material: três bolas com cores diferentes.
Objetivos: Desenvolver a percepção de som e silêncio. Trabalhar o andamento, e contagem de compasso. Atenção e concentração.

Como jogar?
Eu coloco uma música, em que há uma pausa de quatro tempos. 
As crianças vão passando a bola mantendo o andamento da música, quando acontece a pausa quem está com a bola amarela deve levantá-la.
Na segunda rodada eu insiro mais uma bola de cor azul, quando a música para quem está com a bola azul deve escondê-la nas costas.
Na terceira rodada insiro uma bola laranja, quando a música parar quem está com a bola laranja deve abraçar a bola ao seu corpo.
Nível de dificuldade: 
Na última roda insiro as três bolas ao mesmo tempo.

2 - Bola Par e Ímpar
Criação: Dâmaris Navarro  
 
Material: duas bolas de cores diferentes.
Objetivos: Apreciação musical. Perceber as partes da música em sua estrutura. Lateralidade e coordenação.

Como jogar?
Divido as crianças em dois grupos: pares e ímpares.
Depois posiciono eles em roda (na mesma roda), colocando um par e um ímpar, e dando um número a cada um.
Cada grupo fica com uma  cor de bola diferente.
Então eu peço que eles ouçam a música com atenção e percebam que tem uma parte (A) que é mais lenta, e depois a música muda para outra parte (B) que é mais acelerada.
Então eles devem passar a bola seguindo o andamento, porém só podem passar a bola para as pessoas de seu grupo e quando tocar a parte de seu grupo: a parte A é do grupo PAR (mais lenta) e a parte B é do grupo ÍMPAR (mais acelerada).
Nível de dificuldade: 
Depois que eles já se apropriaram de suas parte, eu insiro um sinal (toque com clavas) e ao ouvirem o sinal eles devem trocar as partes: Quem estava com a parte A fica com a B e vice-versa.

3 - Bola da memória
Criação: Dâmaris Navarro 

Material: 1 bola
Objetivo: Desenvolver a memória, a atenção e a concentração. Conhecer o nome dos instrumentos musicais.

Como jogar?
Eu escolhe quatro nomes de instrumentos musicas, no caso um de cada naipe da orquestra:
Violino (cordas) Trompete (metais) Flauta (madeiras) Triângulo (percussão)
E eles devem memorizar esta sequência.
Então começamos a jogar. Eles devem passar a bola (para quem quiserem) falando o nome dos instrumentos na sequência memorizada.
Nível de dificuldade 1
Para ficar mais dificil (o que eles pedem e adoram) eu vou inserindo mais nomes de instrumentos.
 Nível de dificuldade 2
Eu coloco uma batida rítmica no teclado, e eles devem passar a bola e falar os nomes no andamento. E vou mudando e variando a batida.

4 - Bola que pausa II ( eu acabei gostando do nome, rs)
Criação: Dâmaris Navarro 

Material: quantas bolas você quiser
Objetivo: Desenvolver a percepção de som e silêncio. Trabalhar o andamento, e contagem de compasso. Atenção e concentração. Socialização.

Como jogar?
Todos em roda. Escolho três crianças que estão no meio cada um com uma bola. Elas querem entrar no círculo mas segurando a bola não podem. Para entrar na roda tem que trocar de lugar com alguém, e só podem fazer isso quando a música para.
Então quando acontece a pausa, quem esta com a bola escolhe alguém dá a bola e eles trocam de lugar.

Postagens mais acessadas

Visualizações de páginas da semana passada