29 outubro 2011

Lendo música


Iniciei com as minhas turminhas do 1° ano (antigo pré) a leitura melódica.
Comecei utilizando as notas: Mi e Sol.
Treinei com eles, apresentei pauta, as notas musicais, e iniciamos a leitura. Mas eu queria que fosse divertido para eles ler música (porque cá entre nós, é chato vai?) então eu tive uma idéia.

Espalhei as cartelas simbolizando as notas musicais de dó a dó. Apresento uma célula melódica (como o exemplo acima na foto) e eles tem que (pulando na casa de cada notinha) fazer a leitura melódica.
Eles adoraram! Se divertiram, e sempre pedem para repetir a atividade!

Depois de treinar a leitura através dos pulinhos, rs! Chegou a hora de praticar o aprendido.
Levei os xilofones e metalofones. Como eu não tenho um pra cada um, eu fiz o seguinte:
Vão de 4 em 4 tocando e outros dois coleguinhas vão pulando e depois vamos invertendo. E como eles adoram competir, dividi  entre meninos e meninas, e eles adoram competir para ver quem acertou mais.
Para fixar, eu repeti as atividades durante o mês. O resultado foi ótimo! A leitura fluiu, no início eles tiveram dificuldade, mas com a prática a leitura está saindo naturalmente e com tranquilidade.
Aos poucos estou inserindo novas notas (devagar, essa semana inseri o dó (dó3 e dó4).


Deu certo com os meus pequeninos. Experimente com os seus.

Um abraço, Dâ.

3 comentários:

Alícia Sampaio disse...

Muito bom! Parabéns pelo trabalho, adorei a dica e vou fazer para os meus também!!!

Beijãoooo!!!
Alícia Sampaio

Alícia Sampaio disse...

Adorei esta dica!! Parabéns pelo blog!!!

Beijos!!! Alícia!

disse...

Obrigada Alícia!

Depois conte se deu certo!

Parabéns pelo seu Blog também, acompanho sempre.

Beijos

Postagens mais acessadas

Visualizações de páginas da semana passada