19 agosto 2011

No compasso...


Essa semana iniciei o ensino de compassos com meus alunos.

Cortei alguns pedaços de EVA em formato retangular, e imprimi ritmos: semibreve, mínima, semínima e colcheias. Iniciei trabalhando com compasso de 4/4.
Previamente eu já havia trabalhado com eles leitura ritmica (com o método Kodály citado nas postagens anteriores) e então levei eles a deduzirem os valores rítmicos dentro do compasso de 4/4.
Depois eu pedi a eles que completassem os compassos (pedaços de EVA) e que depois tocassem (com instrumentos de percussão) o que eles criaram.

Depois eu criei um refrão, e dividi os alunos em grupos: A, B, C e D, eles deveriam todos tocar o refrão e depois cada grupo tocar o que criou.

Assim, eles tinham que exercitar a contagem do tempo, a leitura ritmica, a criação (composição) de células ritmicas, dentre outras percepções e aprendizados.
Mas meu foco nessa atividade eram esses mesmo.

Nas próximas aulas, levarei a pauta musical e ai... a criação irá incluir notas, o que será que vai dar?
Eu conto aqui para vocês!

2 comentários:

Rosy Veloso disse...

Que aula legal! Adorei. Vou aproveitar suas dicas, posso? Bjs

disse...

Olá Rosy!
Pode usar sim, a vontade.
Coloquei aqui para compartilhar mesmo!
Bjus

Ocorreu um erro neste gadget

Postagens mais acessadas

Visualizações de páginas da semana passada