21 outubro 2009

Criando...

Essas são as bolas que eu uso. São de borracha bem macias e não machucam. Além disso são coloridas e tem o sorriso do smile, que eles adoram. Paguei baratinho na loja de R$1,99.

Meu fofos do 3°B durante o jogo das bolas! Pena que a foto não transmite a realidade da agitação que acontece durante o jogo, rs!

Seguindo o pensamento do brincar da última postagem, e aproveitando o dia das crianças, fiz uma seleção especial dos jogos que meus alunos mais demonstrar gostar e preparei uma aula especial pra eles.
Já tinha passado a época de avaliações e provas, eu também já havia fechado as notas deles, então na semana da criança fiz uma aula repleta de jogos musicais! Eles nem gostaram né? Rs
Um dos jogos preferidos deles são os que eu uso as bolas. Então eu criei um novo jogo, que descrevo abaixo.
A criação é minha, mas você pode usar a vontade. Tem duas versões, o ideal é começar com a primeira e depois evoluir pra segunda pois assim eles terão um melhor desempenho na versão 2 se tiveram passado pela versão 1 antes.
Eu ainda não inventei um nome para o jogo, aceito sugestões.
Jogo com bolas
objetivo: desenvolver a memória, o ritmo e a pulsação.
idade: 8 a 11 anos
Como jogar:
Versão 1 - o professor cria uma sequência de quatro palavras.
Eu escolhi: violino, trompete, flauta e triângulo (um instrumento de cada naipe da orquestra).
As crianças devem memorizar a sequência. E eles fazem isso mais rápido do que imaginamos!
Após isso, eles devem jogar a bola entre eles, e a cada passada de bola devem dizer as palavras na sequência correta.
Quem falar a sequência errada, sai do jogo.
Depois com o tempo, eu vou aumentando a quantidade de palavras de dois em dois.
É claro que alguns deles demoram a dizer a palavra, tem dificuldade de memorizar, etc. Em alguns momentos deixo passar, dou um tempinho para que raciocine e eles acabam se lembrando, mas quando demora muito, aí não tem jeito! Como eu digo a eles: Quém, quém, quém!
Versão 2 - Seguir o mesmo princípio da sequência das palavras escolhidas, porém agora coloco o acompanhamento de uma música instrumental qualquer, desde que seja em compasso 4/4.
E eles devem além de falar as palavras na ordem, seguir o ritmo da música na contagem do compasso.
Eles levam um certo tempo para desenvolver a passagem correta da bola coordenando com a fala da palavra, mas tenha paciência, repita durante algumas aulas que eles irão conseguir.
Para nós professores a repetição cansa, mas eles gostam pois é assim que aprendem e desenvolvem.
Eu também aproveito e coloco a música de fundo já pensando em que ouçam e atentem para a música que irão tocar ou cantar. Assim a melodia e o ritmo já ficam encucados.

Espero que seja útil pra vocês, me contem depois se deu certo!

Beijos, Dâmaris.






Nenhum comentário:

Postagens mais acessadas

Visualizações de páginas da semana passada