Essa semana iniciei o ensino de compassos com meus alunos.
Cortei alguns pedaços de EVA em formato retangular, e imprimi ritmos: semibreve, mínima, semínima e colcheias. Iniciei trabalhando com compasso de 4/4.
Previamente eu já havia trabalhado com eles leitura ritmica (com o método Kodály citado nas postagens anteriores) e então levei eles a deduzirem os valores rítmicos dentro do compasso de 4/4.
Depois eu pedi a eles que completassem os compassos (pedaços de EVA) e que depois tocassem (com instrumentos de percussão) o que eles criaram.
Depois eu criei um refrão, e dividi os alunos em grupos: A, B, C e D, eles deveriam todos tocar o refrão e depois cada grupo tocar o que criou.
Assim, eles tinham que exercitar a contagem do tempo, a leitura ritmica, a criação (composição) de células ritmicas, dentre outras percepções e aprendizados.
Mas meu foco nessa atividade eram esses mesmo.
Nas próximas aulas, levarei a pauta musical e ai... a criação irá incluir notas, o que será que vai dar?
Eu conto aqui para vocês!
2 comentários:
Que aula legal! Adorei. Vou aproveitar suas dicas, posso? Bjs
Olá Rosy!
Pode usar sim, a vontade.
Coloquei aqui para compartilhar mesmo!
Bjus
Postar um comentário